Conheça o Parque dos Jequitibás

Para José Cordeiro, 71 anos, um dos pontos altos da capital federal é o Parque dos Jequitibás, espaço ecológico com cerca de 11 hectares, localizado em Sobradinho, cidade serrana a 22 quilômetros de Brasília. Pernambucano, seu Zé, como é conhecido, mora na região administrativa desde dezembro de 1960, um ano após ter chegado com a família que buscava uma vida melhor na Brasília dos sonhos de Juscelino Kubitschek. Agricultor, o candango conta que ajudou a construir a cidade-satélite, fundada em maio daquele ano pelo mineiro Íris Meinberg, então deputado federal.

SONY DSC

“Venho aqui todos os dias há 55 anos. Ajudei a construir essa cidade com os meus pais e foi aqui que criei meus dois filhos, me casei e vi meus seis netos crescerem. O parque é um dos maiores patrimônios do DF… sempre existiu como é hoje. Dá pra se divertir, descançar, conhecer pessoas novas… é tudo de bom”, conta o veterano.

Simbolo de Sobradinho, a árvore de troncos espessos e grandes dimensões também dá nome ao Parque dos Jequitibás, uma das cinco principais reservas ecológicas do DF, segundo o Ibram. Apesar de sempre ter sido um ponto de encontro dos moradores da região administrativa, foi em 28 de dezembro de 1994 que o parque foi fundado oficialmente, com o objetivo de preservar a fauna e flora da região administrativa. A reserva é banhada pelo Ribeirão Sobradinho, córrego que nasce próximo ao condomínio Alto da Boa Vista e, com 28 quilômetros de extensão, alcança a bacia São Bartolomeu, em Planaltina.

Segundo a administração do Jequitibás, entre os mais de 85 mil habitantes de Sobradinho, pelo menos 2.5 mil pessoas passam pelo parque diariamente. Uma delas é a estudante Lorranny Ribeiro, assídua nas trilhas do espaço ecológico desde os 3 anos.

SONY DSC

“Meus pais sempre me traziam para caminhar, andar de bicicleta e encontrar os amigos de escola da época. Hoje eu venho sempre que posso com a minha tia, aos fins de semana, ou de tardezinha com a minha mãe, já que estudo pela manhã”, diz. A estudante de 15 anos conta que a organização e a segurança são os pontos fortes do parque. “É um lugar bastante movimentado, mas sempre muito tranquilo. Venho para ler, ver a natureza, estudar e até para fazer trabalhos da escola… Diferente de uma biblioteca, aqui há o contato direto com a natureza”, ressalta Lorranny.

Com mais de 30 trilhas de caminhada, uma pista de skate, ciclovias, praça de convivência, anfiteatro, uma quadra de esporte, parquinho em madeira, o Jequitibás também abriga um Ponto de Encontro Comunitário (PEC). Tudo de graça.

Poluição
A área de drenagem de 153 quilômetros quadrados do Ribeirão Sobradinho é extensa, porém, o córrego, que há 20 anos sofre ações de deterioração impactadas pelo desmatamento da região encontra-se em estado de alerta devido à poluição. “Por conta da ocupação irregular do solo perto das margens, as águas pluviais acabam se fundindo com o esgoto clandestino e com o lixo jogado nas proximidades do córrego”, aponta a gestora ambiental Lorena Costa, moradora da região. “Grande parte do ribeirão chegou a sofrer um processo de deterioração tão severo que hoje nem é mais visto pelo Jequitibás”, afirma.

SONY DSC

O GDF ainda não possui dados oficiais sobre a bacia hidrográfica do ribeirão. “Informações como a qualidade da água, as condições da fauna e flora, esgotos, drenagem pluvial, entre outras coisas, são fundamentais para que se faça um panorama completo da situação do parque a fim de tomar medidas”, informa a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa/DF) em nota, que ressalta já ter se mobilizado para plantar mais de 10 mil árvores às margens do córrego desde 2011, com o objetivo de minimizar os problemas ambientais do ribeirão.

Galeria:

SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s